BIBLIOTECAS EM DESTAQUE



As Bibliotecas tem a sua importância devido a preservarem a memória da humanidade através do conhecimento guardado e conservado nas suas instalações, quer sejam documentos históricos ou descobertas científicas

. Além de servir como um grande arquivo, as melhores bibliotecas também inspiram os seus visitantes e utilizadores seja com a existência de milhares de livros que a compõem ou através da sua arquitetura inigualável.




Biblioteca da Universidade de Aberdeen 
(Aberdeen, Escócia)
 


 Autoria de Schmidt Hammer Lassen Architects. O projeto resultou de concurso realizado em 2005. 
A obra foi concluída e inaugurada  em 2011.




 Foi criada em 1495 e abriga mais de 250 mil livros e manuscritos. A nova biblioteca serve uma comunidade de 14 mil alunos. Os 15.500 metros² de área acomodam 1.200 espaços de leitura ao lado de arquivos, coleções históricas e uma sala de leitura de livros raros.




 O projeto consiste em um edifício de oito pavimentos com 1.200 espaços de leitura, arquivos, coleções históricas e salas de leitura de livros raros. Além disso, um átrio em formato espiral no centro da biblioteca permite a visualização de todos os andares do edifício.


O projeto prevê ainda a reutilização de água da chuva e painéis solares no teto. A fachada é composta por painéis e vidros de alta performance, o que fará com que o edifício brilhe suavemente durante o dia e a noite. 






.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

DIFUNDIR A INFORMAÇÃO

BAD

FEBAB

APDSI