INICIATIVA DE BUDAPESTE PELO ACESSO ABERTO - DEFINIÇÃO E HISTÓRIA

O que é o Acesso Livre?



Open Access, “Acesso Livre” (ou “Acesso Aberto”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.

Existem vários mal entendidos sobre o Acesso Livre. Não é auto-publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares (peer-review) e publicação, nem é uma forma alternativa para publicação a baixo preço. 


 É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente online para toda a comunidade científica.

 

Porque é útil e desejável o Acesso Livre?

Os investigadores publicam os seus resultados (em revistas ou outros tipos de publicações científicas) para estabelecerem a sua autoria e para permitir que outros investigadores desenvolvam novas pesquisas a partir deles. No caso dos artigos de revistas científicas, apenas as instituições mais ricas têm tido capacidade para comprar uma percentagem razoável das revistas cientificas publicadas. Muitos artigos científicos não estão acessíveis a uma parte significativa dos investigadores a quem poderiam interessar.

As limitações ao acesso daqui decorrentes traduziram-se numa perda de eficiência do sistema de comunicação da ciência, e em limitações ao impacto e reconhecimento dos resultados alcançados pelos investigadores e as instituições onde trabalham.

Assim, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, através de uma maior acessibilidade com o Acesso Livre, é um interesse óbvio das universidades, das suas unidades orgânicas (centros de investigação), bem como dos docentes e investigadores individualmente.

A disponibilidade do corpus da literatura científica em Acesso Livre para todos os investigadores é também uma condição necessária para um sistema de comunicação científica que promova a eficiência e o progresso científico.






Iniciativa de Budapeste pelo Acesso Aberto (Budapest Open Access Initiative, ou BOAI)

2002-2017

. Trata-se de um dos marcos iniciais do movimento pelo acesso aberto à informação científica e o  seu conceito de “open access” :
“Por ‘acesso aberto’ a esta literatura, nos referimos à sua disponibilidade gratuita na internet, permitindo a qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou usar desta literatura com qualquer propósito legal, sem nenhuma barreira financeira, legal ou técnica que não o simples acesso à internet. A única limitação quanto à reprodução e distribuição, e o único papel do copyright neste domínio sendo o controle por parte dos autores sobre a integridade de seu trabalho e o direito de ser propriamente reconhecido e citado.”


“An old tradition and a new technology have converged to make possible an unprecedented public good.”

The Budapest Open Access Initiative, 2002





Jean-Claude Guédon








.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

.

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita
Clique para acesso ao PDF (RBE)(PORTUGAL)

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação
Clique para acesso ao PDF

Manual de Fontes de Informação

Manual de Fontes de Informação
Murilo Bastos da Cunha / Briquet de Lemos / 2020 Clique para acesso ao PDF

Manual de educação para a cidadania digital

Manual de educação para a cidadania digital
Faça o download do Manual de educação para a cidadania digital (disponível apenas em inglês)