NORMA BRASILEIRA ABNT


NORMA BRASILEIRA ABNT



A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). 

Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC).


A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).






NORMAS PUBLICADAS E OS ANOS




FERRAMENTA GRATUITA AJUSTE DE TEXTOS


ferramenta tem a aparência de um documento do Word. Uma das vantagens de se usar o Menthor está na organização automática em ordem alfabética e na formatação dos dados de acordo com as regras da ABNT.


O utilizador deve inserir os dados do trabalho que possui e, na medida em que for os campos forem completados, um preview aparecerá. 

Os campos se atualizam em tempo real, com isso, o usuário obtém um retorno imediato do que ocorre, sem deixá-lo perdido em momento algum.

MORE: Mecanismo On-line para Referências ABNT

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. 


Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.



.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

.

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita
Clique para acesso ao PDF (RBE)(PORTUGAL)

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação
Clique para acesso ao PDF

Manual de Fontes de Informação

Manual de Fontes de Informação
Murilo Bastos da Cunha / Briquet de Lemos / 2020 Clique para acesso ao PDF

Manual de educação para a cidadania digital

Manual de educação para a cidadania digital
Faça o download do Manual de educação para a cidadania digital (disponível apenas em inglês)